Artigos publicados na Coluna Saúde sobre temas diversos da Odontologia voltados para profissionais da área de saúde, bem como estudantes.

      Clique no botão ao lado  para baixar o artigo completo em PDF.

FULL DENTISTRY IN SCIENCE

Manifestações clínicas e bucais em paciente com leucemia aguda avançada

07/10/20

RESUMO
O presente relato de caso aborda as manifestações clínicas tardias da leucemia aguda
de um paciente em estado grave e avançado da doença. Em uma consulta, foi realizado o
exame clínico e, baseado nas características clínicas, foi internado imediatamente com suspeita
de neoplasia maligna do sangue. Paciente apresentou palidez e mancha arroxeada no
tegumento do membro superior, icterícia em ambos os olhos, prostração, fraqueza, fadiga
fácil, perda de peso, letargia e inapetência. No exame físico regional (cabeça e pescoço),
notaram-se petéquias em pálpebra inferior, bem como no palato, gengivas, mucosa jugal
bilateral, úlcera em língua, entre outras alterações. Foi solicitado hemograma, coagulograma,
mas infelizmente o paciente veio a óbito no dia seguinte. Este relato de caso aponta
as principais manifestações clínicas da leucemia aguda em estágio avançado, compartilhamento
dos achados clínicos e hematológicos da leucemia avançada para ajudar ou guiar o
cirurgião dentista quanto ao atendimento.
Descritores: Leucemia, diagnóstico, sangue, contagem de células sanguíneas, diagnóstico
bucal.

Alterações da normalidade ou doenças?

Coluna Saúde

* Prof. Caetano Baptista Neto

 

Introdução

 

No processo do diagnóstico nos deparamos muitas vezes com alterações teciduais que mimetizam doenças, mas que na realidade são modificações do padrão normal de determinada estrutura que não acarretam dano ou prejuízo ao indivíduo. Tais fenômenos definidos como condições fisiológicas ou alterações normalidade e não há necessidade de intervenção ou  tratamento, salvo quando estas promovem sintomas desagradáveis,  com condutas clínicas, ou qualquer incômodo ao paciente...

Papiloma Vírus Humano (HPV): Considerações gerais e bucais

Coluna Saúde

* Prof. Caetano Baptista Neto

 

Introdução

 

Achei interessante abordar este assunto nesta coluna por várias razões, entre elas destaco o grande foco que as mídias estão dando nas campanhas de prevenção do câncer no colo do útero, pois já está demonstrada a relação entre essas patologias com o Vírus do Papiloma Humano (HPV).
Cito também o aumento dos casos de câncer de boca associados com HPV, bem como incremento dos papilomas bucais (nesses casos são neoplasias benignas). Defendo uma campanha de prevenção do câncer de boca e do papiloma, pois praticamente o mesmo papiloma que acomete as mucosas genitais pode infectar as mucosas bucais, permitindo a instalação de neoplasia maligna na região intrabucal. Trata-se de um assunto delicado que requer estudo do comportamento humano, fazendo com que possa ser discutida livremente, sem tabus, sobre a forma de contágio principal e conduta sexual preventiva. Por fim, acho oportuno trazer para essa coluna esse tema, o qual ministrei várias palestras no Sesc Ipiranga gratuitamente para o público, mostrando a relação entre HPV e a boca...

Avaliação Geral do Paciente em Odontologia - parte 1

Coluna Saúde

* Prof. Caetano Baptista Neto

 

Introdução

 

O exame físico teoricamente sucede a anamnese, etapa onde temos o primeiro contato entre o profissional e o paciente. Entretanto, a realidade é outra. O primeiro contato com o paciente ocorre quando nós o avistamos assim que adentra em nossos consultórios, salas de espera ou clínicas, antecedendo assim, a anamnese. Muitas constatações percebidas neste primeiro contato podem ser utilizadas com maior profundidade no interrogatório a ser esclarecido, baseado apenas na observação primária. Portanto, acredito que um exame físico instituído a partir do primeiro momento do contato é fundamental para orientar nossa anamnese posteriormente. O objetivo neste artigo é orientar e melhorar a observação clínica em nossos exames físicos através de uma metodologia, bem como aprender a constatar alterações a serem valorizadas e interpretadas (propedêutica clínica).

Avaliação Geral do Paciente em Odontologia - parte 2: Pulso e Pressão arterial

Coluna Saúde

* Prof. Caetano Baptista Neto

Introdução

 

Dando continuidade ao artigo da edição anterior, abordarei a avaliação e interpretação do pulso e pressão arterial (PA) ainda no exame físico geral do paciente.
Na prática odontológica é comum atendermos pacientes hipertensos assintomáticos que desconhecem
sua condição, colocando o tratamento em risco. Eles o fazem na maioria das vezes sem intenção, pois acreditam que por não sentirem dor de cabeça, dores ou mal estar estão livres de doenças. O grande problema na hipertensão é o caráter assintomático da enfermidade, pois somente em alguns casos há queixa de cefaleia, mas é a exceção.

Avaliação Geral do Paciente (parte 3): Comportamento Humano e a Linguagem Corporal

Coluna Saúde

* Prof. Caetano Baptista Neto

 

Introdução

 

Sou um estudioso, entusiasta e apreciador do tema: “comportamento humano”. Acho muito importante seu conhecimento, pois sabendo como o ser humano se comporta frente às várias situações, podemos entendê-lo e tratá-lo da melhor forma. Procuro sempre praticar a empatia, capacidade
de se colocar no lugar do outro para termos uma visão subjetiva, a do paciente, entendendo assim, seu ponto de vista, medos e angústias. Hoje, as faculdades de Odontologia não enfatizam esse conhecimento, o que acho lastimável, pois o alvo de nossos trabalhos são pessoas e não bocas que são deixadas para tratamento e depois devolvemos prontas, como se fossemos uma oficina de carros. Não há uma aula ou palestra que profiro que deixo de incluir esta temática, e este assunto é deixado de lado desde artigos até disciplinas ministradas em faculdades de Odontologia. Fica como sugestão para a grade curricular das faculdades investirem neste campo, deficiente no preparo dos colegas cirurgiões dentistas aptos a atender pacientes de forma mais humanizada e menos tecnicista.

Linfonodos: Conceito, Exame Físico (palpação) e Interpretação Clínica

Coluna Saúde

* Prof. Caetano Baptista Neto

 

Introdução

 

Os linfonodos, também chamados de nódulos linfáticos e, erradamente, gânglios linfáticos – estes não secretam substâncias – são estruturas anatômicas interligadas por vasos linfáticos espalhados em cadeias pelo corpo com o objetivo de armazenar glóbulos de defesa contra antígenos, sejam estes exógenos (micro-organismos) ou endógenos (nossas próprias células atípicas), bem como drenar a linfa dos órgãos.
Dentre várias cadeias linfáticas, abordarei neste artigo os nódulos linfáticos que envolvem a região
de cabeça e pescoço.

 

Please reload

Se achou útil, compartilhe ...

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon